Disse o poeta Victor Hugo:
O homem é a mais elevada das criaturas;
A mulher é o mais sublime dos ideais.
O homem é capaz de todos os heroísmos;
A mulher, de todos os martírios.
O heroísmo enobrece, o martírio sublima.
O homem é um código;
A mulher é um evangelho.
O código corrige; o evangelho aperfeiçoa.
O homem é um templo; a mulher é o sacrário.
Ante o templo nos descobrimos;
Ante o sacrário nos ajoelhamos.
O homem pensa; a mulher sonha.
Pensar é ter, no crânio, uma larva;
Sonhar é ter, na fronte, uma auréola.
O homem é a águia que voa;
A mulher o rouxinol que canta.
Voar é dominar o espaço;
Cantar é conquistar a alma.
Enfim, o homem está colocado onde termina a terra;
A mulher, onde começa o céu.
Seguindo este duelo fiz um texto :
Mulheres X Homens
Desde o começo da vida, desde as histórias mais remotas, sempre existiram a diferenças para as mulheres e os homens. Algumas são coerentes e aceitáveis. Mas, se aprofundarmos os assuntos vai perceber o quanto ainda existe para a mulher conquistar mais e mais o seu espaço junto dos homens.
Os desafios globais do século XXI nos fazem meditar sobre as conquistas da mulher ao longo dos anos; mais mulheres comandam governos no mundo inteiro, mas existe muito ainda a ser conquistado. O atual presidente dos Estados Unidos, Barack Hussein Obama, assinou a Lei Lili Ledbetter, de pagamento justo, fortalecendo as mulheres a contestar salários desiguais.
Em alguns países as mulheres apenas servem para reproduzir, para dar continuidade nas gerações, ajudar no trabalho rural, não tem autoridade nenhuma na própria vida.
A questão de ter conseguido alcançar cargos, funções e até mesmo leis ao nosso favor, também acabam trazendo certos problemas na questão de compararmos a mulher ao homem. Mesmo porque conquistamos nosso espaço na política, na profissão, nos esportes, em setores gerais onde apenas os homens atuavam. Mas, uma coisa jamais vai conquistar, ou diríamos acabar com o machismo, dos quais todos nós fomos criados.
Esse machismo que perduram séculos e séculos, não quero ser feminista nem mesmo moralista nesse texto, porque muitos homens também sofrem do preconceito dentro dessa mesma questão de comparação dos sexos.
Mais uma vez o machismo é o carro chefe de grandes discussões políticas, familiares e outras no geral. Acredito que o feminismo e o machismo andam lado a lado, sendo defensores de cada sexo, não sendo uma luta de igualdades de gêneros.
Hoje, existe a mulher que sustenta o marido, colocado diante dos machistas um absurdo, diante das feministas uma glória, um troféu para esfregar diante dos homens. Dizer que a mulher tem o dom de gerar outro ser, o jeito como isso eh enfatizado, gera uma reação digamos que “alérgica” nos homens. Porque, a mulher necessita do homem para ser fecundada, lógico que com toda tecnologia de hoje já não são necessário ter relação. Mesmo assim continua a depender um do outro para dar continuidade ao ser humano. O que quero enfatizar aqui, é que com tecnologia ou não, isso não acontece. Portanto, o que temos nessa situação nada mais nada menos que uma igualdade.
Acredito que como homem, devem ser horríveis as situações da quais por ações tenha que provar sua masculinidade, por força, por vida sexual, por modos e gestos que muitas vezes são nojentos aos olhos das mulheres. E para as mulheres também é desagradável aquele tipo de comparação que “isso não é coisa para mulher”.
Exemplos de que o homem tem que pagar a conta, bancar a mulher, que por outro lado não poder admitir que a mulher te sustentasse, ou pagasse qualquer outra coisa. De que o homem tem que ser viril, ele pode ter opiniões e vontades sexuais, a mulher nesse caso não generalizando, mas será julgada na sociedade e pelo companheiro. Casos no quais, sempre ouvimos: “É normal homem gostar de pornografia”, “Você viu fulana aceita o marido ter outras mulheres”. Nesses casos, já entram a questão de aceitar ou não, foge a regra da sociedade, porque acredito que nos dois casos existe um sentimento chamado orgulho, existe a questão de conviver com isso. Entra mais uma vez na questão de homem e mulher, na questão de inverter papeis, quais muitas vezes se tornam desagradável quando você fica do outro lado.
Existe a palavra cavalheirismo no caso dos homens, e independência no caso das mulheres, logico que seguido o sentido dos fatos já citados aqui. Por isso acredito que tudo é fruto de personalidade, que logo vem da educação, que se completa com a vida da qual a pessoa cresceu e tornou- se o homem e a mulher de hoje. Acredito que nenhum homem ou mulher é obrigado a fazer o que os “machistas”, as “feministas” e a sociedade ditou como certo. Portanto, se você homem ou mulher age da maneira em que acha correto.
Uma coisa é fato viveremos nessa briga do que é certo para o homem e o que é certo para a mulher diante da sociedade. Uma luta de quem é mais sensível, quem ama mais, quem trai mais, quem é mais sem caráter, quem é mais isso ou aquilo. Isso não vem de gênero, e sim de personalidade, caráter, respeito, orgulho e educação.
Nossa, analisando profundamente a questão de mulher e homem, fica cansativa essa briga de o que pode o que não pode desde que você nasce. E isso tudo, por mais que os homens mudem aqui as mulheres ali, isso sempre será motivo de discussões e até mesmo de guerras no mundo todo.
Fico enojada com certas atitudes masculinas e femininas, coisas das quais a gente nem imagina que o ser humano pode ser capaz para auto afirmar diante da sociedade, diante das pessoas ao seu redor, diante da família ou ate mesmo em uma simples roda de colegas dos quais pode não ver nunca mais. Fico triste em pensar que muitas dessas autoafirmações de pequeninas transformam as pessoas em assassinos, doentes, psicóticos e levando a morte de uma nação toda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário