quinta-feira, 22 de julho de 2010

Fica cada dia mais difícil viver nesse mundo.

  Hoje, visitando meu facebook vi um link dos hospitalhaços e comentei o quanto eles são bons !! Mas não tinha lido o texto na íntegra. Foi quando verifiquei que minha amiga estava alertando as pessoas, pelo fato de que existem pessoas passando por colaboradores do hospitalhaços pedindo dinheiro em sinaleiros, ponto de ônibus e outros estabelecimentos. E acabei lembrando de uma máteria que fiz para uma revista que no momento não lembro o nome, mas naquela época já existiam pessoas que usavam do nome das Ongs hospitalhaços e Médicos da Alegria para pedir dinheiro para ajudar.
  Infelizmente estão cheio desses tipos por ai, com cartões até que bonitinhos, de mensagens lindas de autores desconhecidos, com caras pintadas ou até mesmo fantasiados. A única coisa que podemos fazer é não comprar, não ajudar essas pessoas. Quer participar da Ong, eles aceitam doações de brinquedos, roupas, até mesmo colaboradores que queiram ter a responsabilidade de ser um palhaço.
 
 Bom, mais ou menos uns 5 anos atraz fiz uma materia sobre os hospitalhaços. Segue abaixo
OBS: ALGUNS DADOS DO TEXTO NOMES E NÙMEROS PODEM TER TIDO ALTERAÇÔES.

  O Sorriso de um palhaço em cada coração

A Associação hospitalhaços é uma organização sem fins lucrativos , contando com mais de 500 voluntários e que desenvolve atividades lúdicas utilizando a figura do palhaço.

Para ser um voluntário basta ter vontade, passar nos testes psicológicos e tempo para comprometer-se com mais ou menos 8 hospitais em Campinas, além de eventos externos .

Com unidades pediátricas de oficinas de artes plásticas coordenadas no ambiente hospitalar por profissionais e voluntários .

Esta ONG já existe em Salvador, e foi fundada em Campinas 8 anos atrás por Walkiria Camelo, que tinha uma vontade de trabalha com este tipo de projeto, acabou fundando um junto de amigos e hoje mais de 20.000 pessoas são beneficiadas mensalmente pelo projeto.

Ela sobrevive de doações de brinquedos, roupas e venda de camisetas, canetas, canecas, broches e é feita semanalmente uma feira de venda de brinquedos. Os voluntários não recebem salário, apenas a coordenadora, as secretarias e os responsáveis pela organização desde financeira até os eventos.

O retorno obtido de melhor auto-estima do paciente tratado pelo hospitalhaços vem crescendo bastante, alguns desenvolve a fala do paciente, outros ficam mais animados no tratamento. Existem todo um controle nos hospitais com datas e horários fixos na semana.

Depoimento de um palhaço: “Sou voluntário na instituição Hospitalhaços, lá nos hospitais eu me transformo no Palhaço Pim Pim para animar as crianças internadas. Nós procuramos alegrar também os médicos, as enfermeiras, os pais e familiares dos pacientes. Quando temos tempo, passamos em outras áreas do Hospital para levar um pouco de alegria, fazemos "bichinhos" de bexiga, mágicas, danças, piadas e tudo o que for necessário para tirar um sorriso de alguém no Hospital “ Rogers Fussi Aveiro - Advogado

Os hospitais atendidos pela ONG são :
Centro Infantil Boldrini
Hospitais das Clinicas da Unicamp
Hospital Estadual de Sumaré
Hospital Infantil de Americana
Hospital Maternidade Celso Pierrô
Hospital Municipal de Americana
Hospital Municipal de Paulínia
Hospital Municipal Dr. Mário Gatti
Hospital de Restauração de Recife




Sites relacionados :
http://www.hospitalhacos.org.br/
http://www.doutoresdaalegria.org.br/internas.asp?secao=cadastro
http://blog.doutoresdaalegria.org.br/


 Estão abertas as inscrições para a 2a turma de palhaços de 2010, os treinamentos terão inicio no mês de agosto, avisem a todos os interessados que para este treinamento teremos apenas 60 vagas e a data limite para inscrição será dia 13/08 ou até o término das vagas. Participe do nosso super Arraial de palhaços que terá uma quadrilha muito animada.




EVENTOS



Evento – Arraial Julino dos Hospitalhaços


Local – Condomínio São Conrado - Av. Paqueta, 219


Data – 24 de Julho, Sábado


Horário – a partir das 19:00 hs


Aberto a todos os voluntários, amigos e parentes, maiores informações ligue 3237-2603 - 9204-8345 c/ Mario (Convite individual R$ 10,00 - Bebida e comida inclusa).


Traje tipico caipira, teremos uma super quadrilha, participem !




Evento – I Seminário Municipal de Humanização Hospitalar


Palestrante - Dr. Jamiro Wanderley ( Médico e Mágico, Dir. dos Hospitalhaços)


Local – Câmara Municipal de Campinas


Data – 29 de Julho, Quinta


Horário – 19:00 hs


Entrada Gratuita


Aberto a todos os voluntários e interessados



Evento – Bazar Beneficente Hospitalhaços


Local – Sede dos Hospitalhaços


Data – 31 de Julho, Sábado


Horário – 10:00 às 13:00 hs


Estamos necessitando de voluntários para participar deste evento, os interessados poderão entrar em contato com a sede – Fone 3237-2603.


Evento: Comemoração dos Aniversariantes da Unidade Pediátrica do HC.


Local: Unidade Pediátrica do HC - 4o andar.


Data: 31 de julho, sábado.


Horário: 14:30 hs.


Obs: Confirmar presença na sede: 3237-2603























quarta-feira, 21 de julho de 2010

A bebida e suas transformações

Preso em um copo

Porque o ser humano não sabe aproveitar as coisas boas da vida com moderação, porque temos que sempre ir além do que nosso corpo suporta.
 A sensação é boa? Sensação de perder o controle de seus atos, tatos, olfatos e consciência. Isso é apenas o começo, porque você começa perder aos poucos coisas que jamais pensou em perder.
  O alcoolismo começa aos poucos, sei que muitos irão ler isso e rir. Mas, é pura realidade! Saber beber até o seu limite é complicado, sempre queremos ultrapassar, sempre achamos que estamos bem para dirigir, para andar ou fazer qualquer outra coisa sozinhos. 
 No dia seguinte, descobrimos que quase batemos o carro feio, que ligamos de madrugada para um monte de gente, gritamos com estranhos, quebramos copos e garrafas na festa, brigamos com quem amamos e sem falar nas naúseas.
 Quanta pessoas inocentes perdem a vida porque beberam, ou foram vítimas de um bêbado desconhecido ou conhecido. Até quando seremos irresponsáveis, até quando vamos contar vantagem em beber várias garrafas em uma noite só, até quando vamos achar que somos super heróis e o nosso anjo da guarda que o diga !!!??  
 Não digo que não devemos tomar um porre de vez em quando, mas estar em casa seguro. Não sou hipócrita, mas isso deveria acontecer quase nunca. E se você parar e perceber que tem sido rotina se perder em meio a bebida, estar preso em um copo qualquer e perceber que tem um vazio enorme quando está sóbrio. Lamento e digo a bebida conseguiu te arrancar os bens mais preciosos que tinha ao seu lado. 
 Na minha familia por exemplo presenciei o caso de alcoolismo nos meus avôs paterno e materno, esse mesmo vício que os levou a morte cedo. Antigamente não tinha tanta informação como hoje, mesmo assim eles sabiam que estavam errados e não admitiam. E isso acontecem de várias maneiras, em várias familias, em circulos de amigos e é apenas quem bebe que pode mudar isso.    
 Tenho vários exemplos para citar: "Meu pai envolveu se em um acidente que o motorista estava bêbado, bateu em 5 carros, onde o carro do meu pai foi o 4° a ser atingido na D. Pedro Campinas, meu pai quase morreu, ficou desacordado, quebrou o nariz em vários pedaços, cortou a testa, teve luchação no ombro por causa do cinto que o salvou. O motorista do carro morreu, porque além de bêbado estava sem cinto." Outro caso, uma amiga o namorado bebeu muito e pegou estrada correndo o carro capotou, ela foi arrastada mais ou menos alguns metros, perdeu parte do tecido do braço, ele não socorreu ela porque não tinha consciência alguma do que acontecia ao seu redor."  Poderia ficar aqui citando inúmeros casos, mas de que adianta, vai ler e nem se quer vai abstrair o meu recado.
 Queria muito que as pessoas tivessem consciência, não precisa ser careta e sim apenas ter auto controle em relação a bebida. 
 As coisa gostosas da vida tem que ter um equilibrio, se passa do limite tornam se chata ou problemáticas na vida da gente.
 Fica ai meu recado, não tem necessidade de beber até passar mal. Para mostrar aos amigos ou qual quer que seja o motivo para beber.
 Pensem nisso, saiba apreciar uma boa cerveja, um vinho e um drink diferente ! Muito mais saudável e seguro.
          
 Eu espero que esse texto de hoje ajude quem quer que seja !!!

Aline Ferreira

terça-feira, 20 de julho de 2010

Dia do Amigo !!!

Hoje é dia do amigo !!!
Gostaria de postar carinhosamente um texto que escrevi sobre amizade.
Nos dias de hoje, tornou se difícil de encontrar uma amizade que perdure anos, que sobreviva a namorados, problemas de distância, estudos, mudanças e outras coisas do cotidiano humano.



 Os Amigos Inesqueciveis

Dentro do meu coração brotou um pequeno e delicado carinho colocado por estas pessoas que fizeram por um instante parte da minha vida.

Com o passar dos dias ele tornou- se um botão de amor, o mês passou e este botão abriu florescendo uma grande amizade.

Amor este que foi regado todos os dias com carinhos, conselhos, broncas, comemorações e muitas vezes choro.

Posso conhecer outros, mas nunca vou esquecer de tão sincera amizade.

Sei que no futuro bem próximo estaremos, bem distantes uns dos outros, mas continuaremos a regar nossos corações, para que ele não adoeça de tanta saudade.

Isto é o que meu coração aprendeu em poucos dias; a errar, a conhecer, críticar, amar, odiar, ajudar e também perdoar. São poucos os que nos contentamos com um sincero abraço, um simples olhar de carinho...

A vida pode tornar-se pequena muitas vezes, só percebemos isso, quando algo se vai, muitos não aprendem a lição, outros crescem e modificam seus atos, passam a ser mais sinceros...

Cada um de nós tem um sentido aqui, muitos vão cedo, outros já se foram e nem percebem, outros duram décadas de existência e alguns são eternos.



Aline Cristiane Ribeiro Ferreira